Onde comprar material e onde brincar

ONDE COMPRAR MATERIAL

O material para empinar pipa pode ser adquirido em casas especializadas em brinquedo de papel. Nos bairros da periferia de São Paulo é bem fácil achar uma casa que forneça: varas de bambu ou plástico, papel de seda, a linha fio 10, cola, rabiola até pronta, pipa pronta e a carretilha em vários formatos. É bem comum ver uma criança e até os bem crescidinhos brincando de pipa nas periferias e eles podem indicar a melhor opção onde comprar.
E quando falo de casa de venda de material falo do comércio em uma pequena garagem onde uma dona de casa larga os afazeres domésticos e atende a garotada para ganhar trinta centavos em um simples peixinho.
Temos nas grandes papelarias onde conseguir o papel de seda, um tubo de cola, nos armarinhos a linha fio 10 e as varetas em alguma loja onde vende materiais diversos de papelaria e utensílios gerais.
O material também pode ser os recursos naturais, como bambus, hates flexíveis ou na recuperação de pipas que por ventura foram perdidos, na linguagem dos pipeiros – pipa mandado. As varetas e o esqueleto podem ser conservadas. E se o papel estiver rasgado pode ser remendado ou substituído por retalhos de outras construções.
Com sorte esses objetos, os pipas mandados vem até com pedaços de linha e rabiola.

(se for muito difícil, ou se você não entendeu algum item entre em contato podemos enviar pelo correio as peças ou a construção de uma pipa completa)
Gostaria de saber de suas experiências construindo e brincando.
helenice.alberto@gmail.com

ONDE BRINCAR

O local para brincar deve ser livre de fios da rede elétrica, longe do trânsito de veículos terrestres. Devemos também procurar lugares planos, para evitar quedas na corrida para por o pipa no alto, ou para recuperá-lo na queda. É difícil condições ideais, mas o local deve oferecer alguma segurança. Nos prédios as crianças vez ou outra brincam com sacolas amarradas em um fio de linha.
Acidentes graves acontecem como quedas de lages e locais desnivelados, crianças atravessando ruas com tráfego de carros e motos; motoqueiros que levam a pior com os fios envenenados com vidros cortantes e linhas chilenas / proibidos. A multa para quem é detido com produtos cortantes em pipas é de R$ 1.318,21 e dobra em casos de reincidência. A punição é aplicada para os pais, no caso dos menores de idade.
Num fim de semana de 2013, estivemos empinando pipa no pátio de um grande comércio atacadista da região. Privilégio nosso ter espaço seguro para brincadeiras desse tipo. Não é que tinha um senhor, corajoso e solitário tentando por o pipa no ar. Só faltou vento, mas disposição tinha de sobra. Ele se empenhou com todas as forças e só no finalzinho da tarde teve êxito com o pouco vento. O pipa subiu, e se ele sentiu alguma emoção vendo o pipa no alto. Não sei se foi tão emocionante ter sido cortado por um garotinho de 9 anos que se sentiu realizado com o mal feito.

Brevemente teremos nosso dicionário da linguagem das brincadeiras de rua.

Redação Helenice Alberto   e-mail helenice.alberto@gmail.com

siga twitter

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s