DOBRADURA: O QUE PODEMOS FAZER COM JORNAL?

O jornal é um papel feito com sobras da madeira da indústria de móveis. Uma percentagem de jornais do mundo é feito da mistura tradicional de madeiras e fibras recicladas. (informação http://pt.wikipedia.org/wiki/Papel-jornal)

O jornal não é o tipo de papel que pode sofrer várias dobras e desdobrar como os empregados no origami que exige precisão nas dobras e um pouco mais de resistência no momento de desdobrar e a manipular, porque rasga com facilidade e não garante as cores inteiramente firmes se é o seu objetivo no trabalho. Existem lojas onde podemos encontrar papel especial para origami tanto na gramatura quanto no tamanho. Isso não quer dizer que não podemos criar peças com outros papéis.

Dependendo do trabalho, da técnica empregada você poderá usar papel mais grosso ou mais fino. Mais resistente ou não.

O jornal depois de lido pode ter várias outras utilidades:

Na brincadeira infantil por exemplo: faz chapéu, dobrando mais uma vez faz um copo e dobrando mais uma vez e abrindo faz um barquinho de papel.

O estalo ou estouro, outro brinquedo feito com papel, também pode ser feito com o jornal dobrado.

A capucheta, espécie de brinquedo voador pode ser feita com jornal e é muito simples.

O jornal serve para forrar os cestinhos de lixo do banheiro substituindo a sacola plástica de supermercado numa dobradura tipo o chapéu .

No artesanato pode se transformar em aparador de panelas: cortar tiras de jornal e enrole na espessura de um lápis. Na beirada pode se usar um pouco de cola, para segurar o papel, com vários destes canudos podemos fazer um aparador de panelas, enrolando ou entrelaçando, como se faz com a palha ou vara de bambu no artesanato. Você determina se quer mais resistente com mais volta no jornal ou mais fino e depois pode finalizar envernizando ou pintando na cor que deseja.

Na construção de cestos, peneiras, guardador de tranqueira: mesmo processo do aparador de panela acima. Exemplo: corte as tiras de jornal, enrole na espessura de um lápis formando vários canudos. Na beira pode se usar um pouco de cola, para segurar o papel e com vários destes canudos pode-se enrolar ou entrelaçar e criar as peças.

Chicote para corrigir o cachorro: enrole a folha de jornal inteiro formando um canudo. Pronto um ótimo corretivo para cachorro sem machucá-los.

Redação Helenice   e-mail helenice.alberto@gmail.com

siga twitter

Um pensamento sobre “DOBRADURA: O QUE PODEMOS FAZER COM JORNAL?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s