WORKSHOP – Oficina de Pipa

oficina de pipas

 

VEJA PASSO-A-PASSO COMO FAZER UM PIPA

No final vem a pergunta: e ai o pipa subiu?

SIM, o pipa subiu. A prova disso foi:  uma delas enroscou na árvore, outra enroscou no telhado; outra enroscou num poste. A dona do pipa conseguiu tirar a pipa enroscada e ainda veio com a rabiola enrolada nos pés.

Ah! Tem até fotografia que tira qualquer prova a limpo. SUBIU SIM.

Foi muito boa aquela tarde. No começo uma criança, fascinada pelo brinquedo. Tão fascinada e ansiosa que o atraso dos outros participantes me deixou constrangida. Tive dúvida se começava com um único interessado ou se dava um tempo para esperar o grupo maior. Foi dado o tempo. Chegaram aos poucos e em alguns minutos a contagem dos participantes chegava aos 17, a maior parte eram meninas. No começo se mostraram atentos, e depois mandaram muito bem na construção.

Depois a contagem chegou aos 30 e poucos participantes. Eles não entenderam muito bem que o papel de seda teria que passar por montagem e colagem, no caso do pipa ter mais de uma cor. O modelo que eles seguiriam era o do instrutor que tinha duas cores simétricas (azul e branco), harmoniosas e perfeitas.

Num primeiro momento, simetria, harmonia e perfeição jamais aconteceria com os interessados. Eles tentaram: duas cores? Então eu posso mudar o papel? Eu posso criar uma composição com formas e cores? Precisou de ajudinha das assistentes Helenice, Elza e Rose para dar as dez voltinhas com a linha no cruzamento das varas de bambu e finalizar com um nó? Foi um pouco difícil … depois pegaram o jeito.

E tentando pode ficar melhor a construção.

Teve mais de um menino que confessou que nunca tinham brincado de pipa. Parecia muito feliz de ter feito um. A coordenadora quis tentar e se deu muito bem, disse até que se ela conseguiu qualquer um conseguiria. Alguns já tinham brincado, mas não sabia fazer e que comprar feito era prática comum. Um deles disse que pedia pro pai ensinar e o pai não sabia. As meninas se divertiram e fizeram bem. A maioria deles levaram o pipa pra continuar brincando em casa. Teve um pipa que foi até pra praia. Não sei se chegou inteiro não, porque o papel é muito fino.

Grata pela participação

Sergio o instrutor e Helenice

assistente do workshop e redatora.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s