Um boneco de papel que batizei de homem de El Calafate (origami)

recorte tipo sanfona que resultou 2 bonecos.

recorte tipo sanfona que resultou 2 bonecos.

o homem de el calafate1

O papel para construção de um boneco de papel pode ser qualquer material de propaganda: panfleto, jornal. As vezes sem querer, você pega o papel e começa construir qualquer dobradura.

Para fazer um boneco ou a família de papel dobre o papel no meio no sentido do comprimento para um indivíduo. Calcule espaço para os pés, distância dos braços, abertura das pernas … tudo é feito no improviso, mas pode ser calculado, rascunhado e tentar quantas vezes precisar. É papel rasgado que diverte: o tamanho da cabeça, alguma deformação, os pés virado pra dentro, ora grande, ora pequenos: tudo fica engraçado. Dobre o papel ao meio no sentido do comprimento. Segurando na parte superior com o polegar esquerdo /ou direito conforme sua orientação, contorne o polegar rasgando o papel até chegar próximo que poderíamos chamar de pescoço, desça para os ombros, contorne os braços, desça para o corpo: com saia, short … desça e contorne as pernas, os pés,  a parte interna das pernas e finalize o boneco.

No caso da família toda no barquinho de papel foi dobrado, tipo sanfona fazendo pregas no número de componentes que a família compõe. os bonecos são ligados pelos braços, sem detalhes de mãos. Se você quiser pode criar o seu detalhe. O que diverte são as falhas. Nada impede o uso da tesoura e nada impede que seja um projeto estruturado e calculado nos mínimos detalhes. Confira.

Essa instrução, o passo-a-passo foi construído no aeroporto de El Calafat na Argentina em mais um atraso e cancelamento de vôo. Sentada no chão esperando o tempo passar usei o comprovante de compra do mercado local, cortei com as mãos depois de perceber que um visitante do blog precisava saber como fazer uma família de papel. Essa construção eu batizei como o homem de El Calafate que surge através de um comprovante de compra de um supermercado onde foi registrado duas maçãs argentinas enormes e deliciosas e uma garrafa de água.

O homem de El Calafate (boneco origami) surgiu naquele momento e partiu no voo seguinte. Ele gosta de maçã argentina e ao contrário dos índios que viveram ali, viveram no mundo todo e sobreviviam até no fim do mundo desapareceram  exterminados pelo progresso e pela estupidez humana.

Lenda sobre a origem do nome da cidade de El Calafate

Como fazer

Redação Helenice   e-mail helenice.alberto@gmail.com

siga twitter

Um pensamento sobre “Um boneco de papel que batizei de homem de El Calafate (origami)

  1. […] Família toda num barco de papel (conto de criança de 4 anos que colocou a família todo num barco de papel) Estouro (conto da brincadeira que colocou o silencio enquanto confeccionava o brinquedo e depois quebrou o silencio no escritório de contabilidade e todos brincaram) Uma das oficinas cujo objetivo além de divulgar a faculdade beneficiava orfanato Como fazer bonecos de papel […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s